Empresas excelentes
crescem porque avançam
e voam em busca dos
seus sonhos!

Conheça os conceitos de gestão dos 8 passos, por meio uma visão prática e baseada em uma trajetória para atingir a excelência, elevando sua organização para um novo patamar de resultados. São eles: ambição, governança, evidências, produtividade, qualidade técnica, disciplina, retorno e transparência.

SOBRE O LIVRO

“Um bom plano tático é capaz de corrigir uma estratégia errada, já uma estratégia bem feita não garante a implementação de um plano tático.”

Alcançar a excelência é o desejo de todo gestor de negócio. O desafio de empreender requer um movimento constante rumo ao desenvolvimento e à ampliação de forças da organização. Um planejamento realmente estratégico deve conciliar cada uma de suas metas e projetos estruturais aos objetivos do negócio. Seguindo os 8 Passos da Excelência sua organização irá trilhar um novo patamar de resultados.

1. Ambição
“A ambição precisa ser palpável, materializável, provocar a imaginação e desafiar as pessoas. É exatamente isso que as empresas excelentes fazem: desafiam todos a todo momento. São pessoas, processos e tecnologias fora da zona de conforto!”

“Quem não planeja e não cria suas próprias estratégias será planejado nas estratégias dos outros.”
2. Governança
“As chances de alcançar os objetivos estratégicos traçados aumentam exponencialmente quando as pessoas que farão parte da implementação do plano participaram da sua construção.”
3. Evidências
“É indispensável envolver as pessoas que entendem e dominam os processos. Aqui, olhamos para todos os stakeholders envolvidos, os quais tratamos como os donos do negócio, analisamos a cadeia de valor da empresa e os seus diferenciais.”

“Todo trabalho estratégico deve considerar a valorização da marca. A força da marca garante um retorno sobre o capital investido superior ao mercado em referência. Ela gera credibilidade para fornecedores e colaboradores e imagem positiva junto a clientes e concorrentes. Isso é traduzido nos resultados da organização.”
4. Produtividade
“O líder é de fundamental importância para a implementação dos projetos. Ele deve ser o grande condutor de todo o processo, garantindo o engajamento de todos e, consequentemente, o alcance dos resultados.”
5. Qualidade
“A maturidade de gestão diz respeito à capacidade da empresa de melhorar e manter resultados, à forma como ela se estrutura e ao grau de saúde dos seus processos.”

“A vantagem na utilização do método é a redução do tempo para a solução dos problemas. Por meio dele, todos conseguirão percorrer os mesmos passos, de forma mais econômica, mais segura e menos sujeita a erros.”
6. Disciplina
“Quando a empresa executa, é importante que ela tenha a disciplina para controlar. Este é o ritual de controle: verificar se aquilo que estava planejado foi implementado ou não, como está indo a execução. O nome é esse, porque deve ser um ritual mesmo, um hábito.”
7. Retorno
“A métrica de retorno deve-se basear em 3 pilares: informações precisas, agregação de valor e retorno sobre o capital empregado. Esse último se refere a dizer que “onde aplico dinheiro, tenho que produzir mais dinheiro”.
8. Transparência
“Quando elaboramos um plano estratégico, é fundamental que todas as metas e os projetos estruturais estejam rigorosamente alinhados com os critérios de compliance da empresa. Quando não estão alinhados, a continuidade da organização pode ser comprometida.”

CONHEÇA OS AUTORES

RAIMUNDO GODOY

Presidente Executivo e referência técnica do Aquila, é graduado em Engenharia Química pela UFMG. Foi executivo durante 20 anos em empresas do segmento automotor no Brasil, Itália, Espanha e Argentina. Em 2000, iniciou sua trajetória na consultoria como líder de projetos. Coordenou equipes em 25 países, desenvolvendo novas metodologias, práticas e abordagens de sucesso.

FELIPE PIRES

Administrador pela UFMG, Pós-graduado em Finanças pela FDC e Coach pelo IBC é
especialista em Planejamento Estratégico, Excelência Comercial, Excelência Operacional e Gerenciamento de Custos e Despesas. Atua como consultor há 15 anos, dos quais 3 no exterior, desenvolvendo e liderando projetos em organizações em mais de 20 segmentos na América do Sul,
Europa e Austrália. Atualmente, Gerente de Projetos do Aquila. Autor do livro técnico: 8 Passos da Excelência (2020).

NATÁLIA GODOY PORTO

Consultora sócia do Aquila, Gerente de projetos, graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos e Letras pela UFMG. Atua há 09 anos em consultoria de gestão para organizações de vários segmentos. É especialista em: Inteligência competitiva para empresas; Excelência Comercial; Matricial Integrado; Gestão de Processos e Governança Corporativa.

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